Blogs | Newsletter | Fale Conosco |
Campo Mourão

Começam as novenas ao padroeiro São José

Redação

10/03/2011 às 17:20 - Atualizado em 03/08/2011 às 20:43

A programação em devoção ao padroeiro de Campo Mourão, São José teve início ontem, com a primeira novena, na Catedral São José. Às 18h30, uma procissão com a imagem do santo saiu da paróquia Nossa Senhora do Caravágio (Lar Paraná), até a igreja matriz. Na Catedral São José, as missas serão realizadas nos horários normais, às 7 horas e 19 horas.

Diferente de anos anteriores, este ano o andor com a imagem do padroeiro não passará por empresas ou outros órgãos públicos da cidade. Os trajetos incluem apenas as paróquias. As novenas acontecem todas as noites, até o dia 19, data em que se comemora o Dia de São José. Já o tradicional costelão de São José será servido no próximo dia 20 de março. Serão pelo menos 350 costelões e cada um custa R$ 270,00.

 

Devoção

A devoção a São José chegou a Campo Mourão juntamente com os pioneiros, no início do século passado. Em 1903, o pioneiro José Luiz Pereira, muito religioso e devoto do santo, trouxe em sua bagagem uma imagem do protetor. Em seguida uma capela onde hoje é o Jardim Santa Cruz foi edificada. A devoção foi crescendo entre os primeiros moradores de Campo Mourão. Famílias se reuniam em torna da capela para rezar o terço e pedir a intercessão do santo padroeiro.

Em 1930 foi construída uma igreja de madeira, onde hoje é Catedral São José. A igreja se tornou paróquia em dezembro de 1942 e conservou o santo como padroeiro, por ter sido o primeiro santo a ser venerado em Campo Mourão. Em 1960 foi instalada a diocese de Campo Mourão, que também tomou o santo como padroeiro e protetor.

Publicidade
Publicidade
Publicidade