Detran renova site e oferece serviço de renovação automática da CNH

Agência Estadual de Notícias

Fale com o repórter

Publicado em: 22/04/2013 - 14:42 | Atualizado em: 22/04/2013 - 14:52

O Governo do Paraná lançou nesta segunda-feira (22/04) o serviço de renovação automática da Carteira Nacional de Habilitação, disponível no novo site do Departamento de Trânsito do Paraná (Detran). Com isso, não é mais necessário comparecer a uma unidade do Detran para repetir o processo de biometria, fotografia e agendamento de exame médico. A estimativa é que, por mês, 67 mil pessoas deixem de ir ao Detran e recebam a CNH em casa.

Arnaldo Alves/ANPr

Depois de aprovado no exame de saúde física, o Detran emitirá
automaticamente a nova CNH

“Esse é mais um passo no sentido de tirar o Paraná do atraso”, afirmou o secretário estadual da Segurança Pública, Cid Vasques, que representou o governador Beto Richa no lançamento do serviço. “O objetivo do governador é fazer um Paraná melhor, mais justo, mais seguro e voltado ao cidadão”, declarou Vasques.  O motorista receberá pelo correio o aviso que sua carteira está para vencer, e poderá agendar a consulta médica pela internet e, depois de concluído o processo, receberá o documento em casa. Aproximadamente 67 mil pessoas receberão o aviso todos os meses. “Ainda neste ano, temos mais de 373 mil renovações a serem feitas. Com este processo, quase 66% do total previsto para o ano serão feitas de forma não presencial”, afirmou o diretor-geral do Detran, Marcos Traad. 

Como funciona

O motorista vai receber, com aviso de vencimento da carteira, o boleto com código de barras para o pagamento da taxa, que continua no valor de R$ 106,29. Depois, ele deverá agendar, pelo site www.detran.pr.gov.br/renovacnh, a consulta médica, exigida pela legislação de trânsito. Na clínica, será feita a biometria – identificação do motorista pela impressão digital, que garante a segurança do processo. 

Depois de aprovado no exame de saúde física, o Detran emitirá automaticamente a nova CNH, usando a fotografia do documento anterior. O documento chegará no endereço cadastrado em dez dias úteis. “Só devem ir ao Detran motoristas com suspensão ou demais impedimentos para a renovação, ou que optem por refazer a fotografia, por motivos pessoais”, explicou Traad. 

Para evitar erros e atualizar o banco de imagens o motorista fará a renovação de forma presencial, a cada 15 anos. Assim, um condutor com 19 anos de idade renovará sua CNH automaticamente por duas vezes, de cinco em cinco anos, e só aos 34 anos de idade deverá ir ao departamento.

Tecnologia

O site e o novo sistema de renovação da CHN foram criados em parceria com a Companhia de Informática do Paraná (Celepar). “Planejamos um sistema que, em três cliques, o cidadão poderá acessar o que deseja”, disse Marcos Traad.

O novo sistema deve agilizar também o atendimento de outros serviços que exijam a presença do motorista e não possam ser feitos online. Hoje, pela internet, já é possível fazer a segunda via da CNH, do Certificado de Registro de Licenciamento de Veículo (CRLV) e solicitar a CNH definitiva e Permissão Internacional para Dirigir (PID). Desde maio de 2011, foram mais de 200 mil solicitações via Detran Fácil e quase 80 mil habilitações definitivas emitidas automaticamente. 

Todos esses serviços do Detran Paraná estão habilitados também na versão para Smartphones e Tablets, via portal mobile do Governo do Paraná. O endereço é m.pr.gov.br. “Isso tudo está dentro de uma programação para facilitar e melhorar os serviços do governo estadual. É uma determinação do governador Beto Richa de que disponibilizemos todas as tecnologias para facilitar a vida do cidadão”, destacou Jackson Carvalho Leite, diretor presidente da Celepar.

Compartilhar esta notícia

Publicidade

Comentários

Você precisa estar logado para comentar, clique aqui para entrar.
Se você for um novo usuário, clique aqui para se cadastrar.